terça-feira, 5 de abril de 2011

"Querem que eu aborte?", indaga Solange Couto

Grávida aos 54 anos, a atriz comenta gravidez e reclama de preconceito a jornal

A atriz Solange Couto, de 54 anos, diz que achava que estava entrando na menopausa quando seu médico recomendou que ela fizesse alguns exames. No laboratório, a atendente recomendou que ela fizesse um teste de farmácia. Com o apoio do marido, o estudante Jamerson Andrade, de 24 anos, ela fez e o resultado surprendeu: estava grávida. "Nunca tinha manuseado aquilo (o teste). Se a mulher está grávida, aparecem dois pauzinhos. Estavam lá os dois pauzinhos, gritando!", contou a atriz em depoimento publicado nesta terça-feira no jornal Folha de S. Paulo. Segundo a atriz, conhecida pelo personagem dona Jura, na novela O Clone (TV Globo), ela e o marido já vinham pensando em adotar uma criança. "Um mês depois que comecei a ir atrás da adoção, descobri que estava grávida", conta.

No depoimento ao jornal, Solange Couto reclama muito da reação desencadeada quando a notícia de sua gravidez se tornou pública. "Tem gente que falou:  'é mentira, daqui a pouco vai falar que perdeu o filho, é marketing'. As pessoas questionam tanto por quê? Querem que eu aborte?", diz. "Fico muito irritada. Não quero ir em programas de TV. Vão querer me botar numa berlinda que não quero sentar. (...) Tenho um filho gerado em mim. E ponto. Difícil? Sim. Raro? Sim. É um caso em 800. Mas acontece."

Ela reclama também da tese levantada quando contou que estava grávida, de que teria feito algum tipo de tratamento de reprodução assistida. "Não tenho nada contra quem recorre a tratamento. Pelo contrário, eu aplaudo. Podem achar que não quero dizer [que fiz tratamento] porque acho errado. Não é isso. É só que, no meu caso, não aconteceu assim", afirma a atriz.

Segundo ela, o preconceito é grande, as pessoas dizem que ela tem idade de ser avó. "E o que é idade de ser avó? Por que depois dos 45 anos a mulher só pode ser avó? Se tiver saúde, vida sexual ativa, onde é que está o senão? É preconceito cara. Por que o homem não é tratado assim? É preconceito contra a mulher, e principalmente de mulher contra a mulher", desabafou.

Solange contou contou que sua gravidez, já na reta final, tem transcorrido bem. Quando soube que esperava um bebê, ela fez uma bateria de exames, tomou cuidado nos três primeiros meses e agora a gestação está dentro do esperado. "Não tenho pressão alta, colesterol alto", afirma. "Fiz o exame de translucência nucal (que calcula o risco de doenças genéticas), tinha um sério risco de o bebê nascer com problema. Depois, respirei alivida, está tudo normal. Soltei todos os lastros", diz.

Além do bebê que espera, a atriz tem outros dois filhos: Márcio, de 36 anos, e Morena, de 19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário